domingo, 18 de setembro de 2011

REFLEXÕES INICIAIS - TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO




O uso de tecnologias em diversos ramos de atividade é a marca dos novos tempos. Sendo assim a sociedade caracteriza-se pela rapidez e abrangência de informações. Consequentemente são lançados novos desafios para a escola.
O sistema educacional procura formar alunos com autonomia para resolver problemas da vida e do trabalho e que aprendam a aprender ao longo da vida.
Os alunos precisam ser preparados para utilizar os sistemas culturais uma vez que a necessidade de aprender continuamente constitui, na sociedade atual, um desafio para todas as pessoas. Saber buscar informações em diferentes fontes, transformar essas buscas em conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho.
A tecnologia digital e mídias tendem a convergir para um único objetivo e devem possuir ferramentas de produção colaborativa e de conhecimentos.
O EDUCOM foi o primeiro projeto público que surgiu no Brasil. Esse projeto produzia softwares além de formar educadores e desenvolver projetos pilotos nas escolas.
As novas tecnologias pode ser usadas na escola de diferentes maneiras como soluções eficazes em projetos onde haja a participação dos alunos, atividades de resolução de problemas, produção conjunta de textos e desenvolvimento de projetos.
O fundamental é que os alunos utilizem a tecnologia para chegar até as informações que são úteis nos seus projetos de estudo, desenvolver a criatividade, a co-autoria e senso crítico.
A teoria da tecnologia na educação é muito avançada, mas a prática está muito distante.
É necessário, ao implantar a informática educativa nas escolas dispôr de um currículo flexível, multicultural, que relacione seus conteúdos, objetivos e estratégias às questões culturais e tecnológicas, de acordo com as necessidades que surgem ao longo da execução das atividades.
As aulas de informática podem propiciar aos alunos a oportunidade de aprender dentro do seu próprio ritmo, permitindo ao aluno trabalhar individualmente, em dupla ou em grupo.
Hoje em dia existem os programas voltados para as TICs na educação e tem a preocupação de capacitar os professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário